Como Organizar fotos de viagem
Durante a viagem tiramos muitas fotos (eu então afff), mas depois fica aquele mistério de como organizar as fotos de viagem!
Aqui estão duas paixões minhas: viagens e fotos. Quando viajo, agradeço por não ter que trocar filme, mas só fico tranquila se confirmar que o cartão de memória da câmera esteja com espaço para garantir as fotos e o telefone esteja também com memória suficiente! Porque já aconteceu MUITO de no momento especial da foto (PAMMM - MEMÓRIA CHEIA - ESSA FOTO NÃO HÁ MAIS ESPAÇO).
Independente se você usa o telefone ou a câmera a dica que dou é: não espere acumular para deletar fotos ou vídeos. E se a imagem não ficou boa, delete. Não fique com o pensamento que que vai fazer depois. Isso já era…
Dicas práticas de como organizar as fotos de viagem
Pré viagem
1. Verifique se tem memória suficiente (seja no telefone, ou na câmera)
Esse é o momento para você deletar algumas fotos recentes que você tirou só por tirar. Quantas vezes não fotografamos algo só para mandar para algum amigo ou no grupo do zap? Pois é essa 1 fotinha depois de 100 vezes, viram 100 fotos ocupando espaço precioso.
2. Limpe os grupos de Zap
O Whatszapp é um aplicativo maravilhoso que é uma verdadeira ferramenta de conexão em viagens, fala a verdade! Você consegue se comunicar muito bem! Mas os grupos podem ser um grande vilão para a sua memória.
Periódicamente, é importante que você faça uma seleção do que é importante de mensagem ou mídias (fotos, vídeos ou gifs), que são trocados nas mensagens, especialmente os grupos. Caso seja importante, dê um printscreen e guarde em uma pasta para você acessar depois. Do contrário, desapega e limpe os grupos. Deletar mensagens e mídias vai abrir um espaço importante na memória do seu celular.
3. Leve uma bateria extra (só pra garantir, né?)
Vamos levar uma bateria extra, tanto para o celular, ou para a câmera. Além da condição climática que pode impactar na vida da bateria (por exemplo, para lugares de muito frio as baterias duram menos tempo), existe a questão de ficar procurando sinal e wifi… e isso acaba com a nossa batera do celular!
Deixe seu telefone no modo avião (até bom para desconectar do mundo virtual e curtir o mundo presente).
Durante a viagem
Não espere voltar para casa para poder avaliar as fotos. Dê uma conferida ali mesmo (e isso até te permite fotografar novamente se está em um ponto turístico e não correr o risco de sair bem manuzada na foto hahha tenho muitas fotos manuzadas
E aproveite esse momento pra deletar fotos em “Bust”o modo que tira de 3 a 10 fotos, praticamente iguais! Isso é um perigo para a memória!!
Sobre backup, eu faço sempre que possível, no telefone está marcado fazer toda vez que estou no Wifi. Além de salvar na nuvem, também faço backup no computador e no computador em outra Nuvem além do HD externo. Aqui eu estou expondo a minha insegurança com relação aos Back ups! Sem julgamento oukeiiii? =)
Pós Viagem
Esse é o momento que a gente sempre deixa para depois. Um dia chuvoso, um dia doente um dia que nunca vai chegar, sejamos realistas!
Mas aqui esta um passo a passo para te ajudar na organização das fotos de viagens:
4.Triagem
Verifique o que saiu bom e descarte o que não saiu com foco, fora do enquadro. Incorpore a Mari Kondo na sua vida e vai com tudo.
5. Salvar / Backup
Como falei antes, eu não confio só em um lugar, então eu tenho um HD externo + 2 Nuvens. Como tenho o iPhone, uso o iCloud mas também tenho o Google drive.
6. Organize no Telefone
O iPhone é bem interessante e já organiza as fotos por si só. E tem várias categorias:
Localização
Ano
Mês
Isso já ajuda bastante encontrar uma foto.
Mas se mesmo assim eu preciso de um arquivo com mais rapidez, como foi o caso da criação do Manu Presets, eu criei um Álbum para deixar organizado e localizar mais rápido todos os arquivos. Também crio pastinhas para colocar fotos de um post para o blog, ou do Airbnb. Tudo separado e organizado por assunto para encontrar com mais rapidez!
Você pode fazer o mesmo para o dia da sua viagem, localização ou criar uma categoria que seja mais adequada para você.
Como organizar as fotos de viagem no Computador
No computador, além das fotos do celular, tem também as fotos da câmera! Junta tudo isso e você terá um computador sem memória! Fato! Não importa quantos teras de memória você tem. Se você for fanática da fotografia como eu, mais cedo ou mais tarde você vai ficar sem memória também.
Então, eu faço assim, passo por uma triagem (que fica mais fácil).
1. Triagem
Assim que chego de uma viagem, ou no final do dia, ou no dia que tenho tempo (só não deixo passar muito tempo, se não esqueço e acumulo), e vou vendo as fotos. De preferência não faço isso em locais com muita luminosidade como a praia, porque pode atrapalhar a percepção da imagem.
2. Organização
Tenho várias formas de organização, a que tenho feito mais é a seguinte: Ano / Mês / Local
Por examplo: 2019-12-ÁFRICA DO SUL
Assim, centralizo em uma única pasta todas as fotos da África do Sul, afora se quiser ficar ainda mais organizado, você pode incluir uma subpasta, separando as fotos por dia e localização, por exemplo: 2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town
Às vezes, o nome do arquivo pode se repetir, nesse caso eu verifico se as fotos são iguais e depois diferencio o nome do arquivo, por exemplo:
2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town0001
2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town0002
2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town0010
2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town0011
2019-12-ÁFRICA DO SUL- Dia 1 - Cape Town0101
Mas confesso que esse é um grau de organização que nem todas as minhas pastas atingiram ainda. Eu fico com o nome do arquivo que é gerado tanto pelo telefone quanto pela câmera e só separo mesmo com as pastas.
Agora que você organizou fotos de viagem, o que fazer?!
Viajar 20 dias com a mala de mala de mão pela França, com oçilação de temperatura parecia impossível no início, mas consegui! Como essa viagem inlcuía um roteiro com várias cidades, a carryon foi a opção mais prática para a logistica de trens, carros, Uber, além de. ser mais barato.